Blog Um Ser Pensante

expondo o que pensa e sente, enquanto vive...

fixo

Elton John e o jardineiro insubstituível

Sobre a música “Empty Garden” (“Jardim Vazio”)

Elton John -- Empty Garden; "o que aconteceu aqui?"
Elton John — Empty Garden

Como pude eu ouvir Elton John há tanto tempo sem ter me deparado com essa música?

O computador que uso no meu novo serviço não possuía nenhum mp3, então fui baixando alguns. Entre eles, uma coletânea do Elton John. Eu vi que não conhecia algumas músicas, mas coloquei no Winamp mesmo assim.

E eis que, de repente, surpreendo-me viajando na melodia desta bela canção, dos tempos em que compôr música incluía, com muito mais frequência do que hoje, criar uma linha melódica que a distinguisse de todas as outras. E, entre os mestres da melodia, eu sempre admirei Elton John.

Curioso que sou, não poderia deixar de correr atrás da letra. Então, entre as informações sobre ela, descubro que essa música é uma homenagem a John Lennon (eis a explicação do “Johnny”). Daí sou obrigado a concordar:

Ele deve ter sido um jardineiro que se preocupava muito
Que arrancou as lágrimas e cultivou boa colheita
(…)
Um jardineiro assim, ninguém pode substituir

14 comments
Blog "Um Ser Pensante"
Blog "Um Ser Pensante"

Ótimo! E claro, tem sim! Por acaso você já usou Wordpress? Adicionei você, o nome do meu perfil é José da Silva, vamos acertar os detalhes em privado :)

Caíque Corrêa
Caíque Corrêa

Pode ser. Gosto muito de escrever. Tem como inserir imagem na matéria?

Blog "Um Ser Pensante"
Blog "Um Ser Pensante"

Nossa Caíque Corrêa vc é um blog ambulante rsrs... ^_^ se vc quiser escrever essa história toda de seu próprio modo eu publico, ou então posso apenas compilar os comentários aqui. O que prefere?

Caíque Corrêa
Caíque Corrêa

Eu que agradeço a oportunidade de colaborar. Caso deseje informar no blog a fonte dessa História maravilhosa, você pode procurar uma apresentação do Elton John para um público VIP, chamado "Audience with Elton John". Nessa apresentação, o artista faz umas pausas e responde perguntas do público. E quem faz a pergunta sobre esse assunto é o Roger Taylor do Queen. E no final do depoimento Elton John, complementa: "essa é a verdadeira história". E para finalizar essa letra foi escrita por Bernie Taupin no dia da morte do Lennon, em 1980. Elton não quis naquele momento fazer nenhum homenagem ao amigo. Estava demais abalado. Pouco tempo depois ele escreve uma música instrumental chamada "The Man Who Never Die", que foi lançada no Brasil como a segunda faixa do lado A de um remix de "Nakita",? 1985. A versão que você compartilhou aqui foi gravada em 1982, no álbum "Jump Up". Esse aí Brother!

Blog "Um Ser Pensante"
Blog "Um Ser Pensante"

Obrigado parceiro! :D Nossa história muito boa essa!! Dois gênios só podia dar nisso

Caíque Corrêa
Caíque Corrêa

A primeira música foi o motivo da aposta. Elton toca e canta junto com Lennon essa música na gravação de estúdio do mesmo ano, na álbum Walls and Bridges. Se a música ficasse por muito tempo no topo da lista, Lennon teria que cumprir a aposta. Na mesma noite do show aconteceram coisas importantes: Lennon se reconciliou com Ioko Ono. Após essa reconciliação, com a nascimento de Jean Lennon, Elton John foi convidado a ser o padrinho. Pode publicar, porque estou correto nas informações. Abraços e sucesso sempre!

Caíque Corrêa
Caíque Corrêa

No show os astros tocaram juntos Whatever Gets You Thru The Night, Lucy In The Sky With Diamonds e I Saw Her Standing There.

Caíque Corrêa
Caíque Corrêa

Bernie Taupin autor da letra e parceiro musical de Elton John desde 1969, sempre em suas letras criou personagens e fez metáforas para relacionar um lugar ao outro. A palavra "Garden" da letra é uma referência ao Madison Square Garden; palco que John Lennon adorava tocar. Assim como ficou sendo o palco favorito de Elton John. O último show solo de Lennon foi lá, 1972. Porém, numa aposta feita entre Elton John e John Lennon, o ex-Beatles se comprometeu a tocar juntos com o astro inglês em qualquer lugar que reconhece. Elton não titubeou e escolheu o palco sagrado dos dois: O Madison Square Garden. Lá tocaram juntos. Foram os onze minutos mais importantes da vida de Elton John. O ano, 1974. E nunca mais John Lennon se apresentou ao vivo.

Blog "Um Ser Pensante"
Blog "Um Ser Pensante"

Muito bem falado, Ana Maria, até nós que estamos "de fora" nos emocionamos, imagine o garoto Johnny ^_^

Ana Maria Zodi
Ana Maria Zodi

Homenagem musical tocante, completamente à altura do homenageado. Deve ter sido uma alegria para ele receber esse presente.

Um ser pensante
Um ser pensante

Sim, eu fiquei muito tocado pela letra, e provavelmente mais ainda por estar tão cercado de tanto materialismo e desumanidade no meu dia a dia. Muito obrigado pelo comentário Penha, estarei publicando novas matérias sobre outras canções em breve. Um abraço de um ser pensante :-)