Blog Um Ser Pensante

expondo o que pensa e sente, enquanto vive...

fixo

Hannibal Lecter e a melhor cantada do século XX

O Dr. Hannibal Lecter
O Dr. Hannibal Lecter

Gentil e cavalheiro, elegante, extremamente culto e inteligente. Porém, possui um pequeno defeitinho: é um serial killer canibal extremamente violento e impiedoso. Este é o Dr. Hannibal Lecter, personagem dos filmes “Silêncio dos Inocentes”, “Hannibal”, “Dragão Vermelho” e “Hannibal, A Origem do Mal”.

Para cada filme, existe um livro correspondente, do autor Thomas Harris. Um caso interessante na relação entre os filmes e os livros acontece com “Hannibal”: segundo o diretor do filme, o final do livro é “infilmável”. Portanto, o final do filme é completamente diferente do original.

Por isso, infelizmente quem apenas assistiu o filme não pôde se deliciar com a melhor cantada do século XX! :-) Muito se discute se Hannibal é ou não apaixonado por Clarice Starling, até por ele ser um psicopata e, portanto, supostamente incapaz de ter sentimentos por alguém. Mas Hannibal Lecter nunca foi um psicopata como os outros. Então, reproduzo aqui o trecho do livro ao qual me refiro.

Do livro “Hannibal”, de Thomas Harris (esta parte não aparece no filme):

 

Dr. Lecter com Clarice em seus braços
Dr. Lecter com Clarice em seus braços

[Após o incidente com os javalis, onde Clarice Starling leva um tiro e desfalece, Dr. Lecter a leva em segurança para uma casa onde podem ter a privacidade necessária. Ele retira a bala do corpo de sua musa, e também inicia um tratamento psicológico/psiquiátrico nela. Em meio a estes acontecimentos, e Clarice sabendo que esteve inconsciente e à mercê de Dr. Lecter por um bom tempo, ocorre o seguinte diálogo:]

— Quantas vezes o senhor me viu? Sem que eu soubesse.
— Só três.
— Mas aqui…
— (…) o que posso ter visto cuidando de você não compromete a sua privacidade. Está guardado (…). Confessarei que é agradável vê-la dormir. Você é muito bonita, Clarice.
— A aparência é um acaso, Dr. Lecter.

[Então vem a melhor das cantadas que eu conheço!]

— Mesmo se a graciosidade fosse algo conquistado por mérito, você seria linda.
O livro
O livro


“Hannibal”, de Thomas Harris, página 426.
1ª edição. Editora Record.

Quem sabe um dia eu encontre um ser pensante do sexo feminino que me dê oportunidade de passar uma dessas :-)

Estou atualizando este artigo para disponibilizar o download do livro. Existem algumas versões do arquivo rolando na internet, uma em .doc muito ruim, um .pdf muito meia-boca… a versão que estou disponibilizando aqui é boa, o único problema é que, não sei porque, partes dele estão em negrito sem uma lógica muito definida… mas.. o livro está bom, as páginas estão certinhas, o texto também.

livro (e-book) Thomas Harris – Hannibal
em Português – formato PDF – 1.6 MB

Boa diversão!

um ser pensante

2 comments
biwl
biwl

Fantástico! (Tantos os livros quanto os filmes... hehehe)

UmSerPensante
UmSerPensante moderator

@biwl Hehehe sim com certeza!!! Já leu os outros livros também?

Um abraço e obrigado pelo comentário :)

Trackbacks

  1. Anônimo disse:

    […] […]