Blog Um Ser Pensante

expondo o que pensa e sente, enquanto vive...

fixo

(Humor) – Degeneração Cerebral Sócio-Digital

O Ministério da Saúde Mental adverte: doença altamente contagiosa transmitida por mídias sociais como Facebook e Orkut está afetando especialmente os jovens da geração digital.

Degeneração Cerebral Sócio-Digital -- DCSD
Degeneração Cerebral Sócio-Digital — DCSD

Com o advento da Internet no final do século XX, a nossa sociedade vem passando por grandes transformações: desde a facilidade na obtenção e troca de todo tipo de conteúdo no nosso dia-a-dia até a importância da Informática na economia mundial — para não falar em dependência.

É natural que essa onda de mudanças afetasse também as relações entre os indivíduos: e-mails, mensageiros instantâneos, blogs, grupos de discussão, mídias sociais. E como em toda onda de mudanças, podemos ver tanto benefícios quanto efeitos colaterais causados por essas novas ferramentas.

Uma dessas consequências prejudiciais que tem chamado a atenção de alguns seres pensantes é um desvio comportamental em massa, chamado “Degeneração Cerebral Sócio-Digital”. Como o nome sugere, a DCSD  consiste na degradação da capacidade mental de integrantes de redes sociais — Orkut, Facebook e outros — cujo principal sintoma é, exatamente, a exposição em tais redes de um conjunto dos comportamentos padronizados e constrangedores causados por essa degradação.

Os outros sintomas, quando variam, são apenas de acordo com o sexo do paciente:

MULHERES
— Fotos fazendo bico;
— Fotos com câmera no espelho;
— Fotos com câmera no espelho fazendo bico (estágio avançado).
— Tendência a deixar seus perfis trancados a sete chaves, mesmo que não haja conteúdo que os diferencie de qualquer outro indivíduo com a mesma doença;
— Fotofobia contraditória (aversão exagerada a armazenamento de suas fotografias em computadores de terceiros, mesmo sabendo que, ao expô-las na Internet, qualquer navegador ou software de mensagens instantâneas as armazena no cache de quem as acessar).

HOMENS
— Falta de pêlos na região peitoral e abdominal;
— Fotos sem camisa exibindo o sintoma anterior;
— Fotos com câmera no espelho;
— Fotos com câmera no espelho sem camisa (estágio avançado)
— Corte de cabelo e vestimenta semelhantes a integrantes do NX Zero e Restart (estágio avançado).

Como se pode perceber ao acessar qualquer mídia social, trata-se de uma doença altamente contagiosa e que afeta os adolescentes de senso crítico com baixa imunidade a coerção social. Fica aqui o aviso aos pais para que fiquem atentos, pois não há notícias sobre cura ou possíveis tratamentos.

Um ser pensante

1 comments