Blog Um Ser Pensante

expondo o que pensa e sente, enquanto vive...

fixo

Jogos Vorazes, A Arte da Guerra e mais três livros que li em 2014

No início de 2014, decidi que a leitura faria novamente parte da minha vida; não que eu tenha parado de ler ou de procurar conhecimento, mas já havia alguns anos que me limitei a reler livros já conhecidos, e assistir (muitos) documentários. Desta vez, leria do início ao fim livros ainda não lidos. Consegui terminar os cinco títulos a seguir:

  • Khalil Gibran – O Profeta
  • Suzanne Collins – Jogos Vorazes, A Esperança
  • Stieg Larsson – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
  • Sun Tzu – A Arte da Guerra
  • Augusto Cury – Felicidade Roubada

Abaixo, um resumo de cada um destes livros e os e-books em PDF para download.

Khalil Gibran – O Profeta

Uma compilação de sabedoria sobre temas diversos, como a amizade, o trabalho, o tempo, a liberdade e o amor. Rende no mínimo boas reflexões sobre os temas abordados. Impressionou-me as palavras do profeta sobre as compras e vendas. Eis alguns trechos abaixo:

É na troca das dádivas da terra que encontrareis a abundância e ficareis saciados.
No entanto, a menos que a troca seja feita com amor e justiça, só trará ganância a alguns e sofreguidão a outros.
E vós, trabalhadores do mar e campos e vinhas,
(…) não admitais que os de mãos estéreis participem nas vossas transações, pois eles trocariam as suas palavras pelo vosso trabalho.

Soa familiar?

Download
Khalil Gibran – O Profeta
e-book em pt-br – formato: PDF – tamanho: 392 KB

Jogos Vorazes - A Esperança: download do e-book em PDF
Jogos Vorazes – A Esperança: download do e-book em PDF

Suzanne Collins – Jogos Vorazes, A Esperança

Quando decidi ver o primeiro filme da série “Jogos Vorazes” no cinema, associei o título com o terror e, principalmente, a inteligência de “Jogos Mortais” (ao menos até o III ou IV). Então, o triângulo amoroso adolescente logo me decepcionou.

Mas, apesar deste ingrediente, haviam coisas que valiam a pena prestar atenção em Jogos Vorazes. Existe uma trama política e uma crítica social na história dos distritos e da Capital. O segundo filme possui cenas fortes, como a execução de um trabalhador de um dos distritos por evocar o sinal da revolução e o assobio que Katniss “gravou” nos tordos; bem como a punição a chicotadas sofrida por Gale.

Estes são apenas alguns motivos que me levaram a não esperar pelo lançamento do terceiro filme, mas correr atrás do livro para saber logo como a estória termina. O terceiro livro foi dividido em dois filmes.

No livro, o clima de sofrimento e seriedade surpreende; achei mais forte que no filme. Vale a pena ler.

Download
Suzanne Collins – Jogos Vorazes, A Esperança
e-book em pt-br – formato: PDF – tamanho: 1,07 MB

Sun Tzu – A Arte da Guerra

Bom, este livro é clássico e já tem muita coisa sobre ele em cada canto da internet. Mas devo registrar aqui que me impressionou o modo como Sun Tzu combina a rigidez e a frieza necessárias numa guerra, com a preocupação sincera com seus comandados e mesmo com os inimigos. E seus princípios de antecipação da situação, de coleta de informações sobre terreno, clima etc., de dedicação, de como lidar com os soldados, de buscar a vitória com o máximo de eficiência (ou seja, com o mínimo de mortes e desperdício de recursos) podem ser abstraídos para muitas situações, desde o esporte aos negócios.

Sun Tzu - A Arte da Guerra
Sun Tzu – A Arte da Guerra

Download
Sun Tzu – A Arte da Guerra
e-book em pt-br – formato: PDF – tamanho: 391 KB

Stieg Larsson – Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Livro que li “por acidente”, mas que me prendeu a atenção e atiçou minha curiosidade para lê-lo até o fim. Toda essa história começa com um empresário tradicional do país, já no final da vida e afastado das atividades, contratando um jornalista sério (e por isso polêmico) para investigar o mistério do desaparecimento de um membro da família. Essa investigação vai se desenrolar em uma imensa trama política, passional, econômica e familiar (quantos ingredientes!) que revelam um lado da Suécia que muitos desconhecem: mídia interesseira, corrupção política e econômica, negócios ilícitos e muita dificuldade para aqueles que querem exercer sua profissão e levar seus negócios com honestidade.

Download
Stieg Larsson – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
e-book em pt-br – formato: PDF – tamanho: 1,98 MB

Augusto Cury – Felicidade Roubada

O fenômeno de popularidade Augusto Cury mostra em forma de romance muitos dos princípios, como inteligência multifocal, janelas killer, “eu” como gestor da personalidade etc. que ele descreve em outros livros como “Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século”. Um médico renomado com uma vida praticamente perfeita começa a desabar sobre seu próprio peso, caindo em uma vida de fracasso e reclusão. Até que aprende com um terapeuta dedicado a aplicar as idéias de Cury na prática, e consegue se recuperar de maneira emocionante.

Este livro não tenho para download ainda, mas providenciarei o mais rápido possível.

Boas leituras,

um ser pensante.

0 comments