Blog Um Ser Pensante

expondo o que pensa e sente, enquanto vive...

fixo
Lema Google: "todo conteúdo gratuito deve ser censurado"

Não é nada fácil montar (e manter) um site gratuito

ou “As aventuras de um ser pensante no mundo do SEO” — por que eu vivo mudando o blog de endereço?…

SEO: Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca — é a adequação necessária para que uma página de internet consiga um bom desempenho em sites de busca (leia-se Google). Ou seja, é tudo o que se faz para que as pessoas te encontrem por meio do Google.

Decidi escrever esse artigo para dar satisfação a respeito de mais uma mudança de endereço do blog Um Ser Pensante. Eu estava usando o domínio gratuito tk a mais ou menos um ano, e mesmo sem aparecer nas buscas do Google de jeito nenhum, ainda assim eu conseguia em média algumas dezenas de visitantes por semana. Agora o endereço umserpensante.tk foi “sequestrado” sem mais nem menos, e aqui estou eu em mais uma tentativa de ter um blog sem precisar tirar dinheiro do bolso — umserpensante.eu.org.

Felizmente o conteúdo continua no servidor, fiz o backup para o meu computador e, assim que possível, revisarei e repostarei aos poucos. Mas, por enquanto, os artigos estão inacessíveis, pois a ligação entre o conteúdo e o endereço foi desfeita.

Aliás, muito se discute se esse serviço de domínio gratuito tk é sério — li boatos de que eles permitiam o uso por um tempo, depois tomavam o endereço de volta e o usavam para fazer spam. Acabou de acontecer comigo, perdi o umserpensante.tk. Dou meu testemunho de que não era boato: NÃO USEM O DOMÍNIO TK para nenhum projeto sério.

Lema Google: "todo conteúdo gratuito deve ser censurado"
Lema Google: “todo conteúdo gratuito deve ser censurado”

É incrível como a tal liberdade capitalista tem uma face no mínimo sarcástica pra quem não vive no mundo de seus seguidores e argumentos. Sempre que me deparo com ela, não consigo deixar de pensar no livre-arbítrio cristão: Deus te deu toda a liberdade de escolher não segui-lo, você vai apenas passar a eternidade no inferno por causa disso. Lembro-me, ainda, de Leonel Brizola no documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, comparando o poder de Roberto Marinho com o de Stálin, dizendo que seus adversários são mandados “para a sibéria do esquecimento”.

No início…

Se não me falha a memória, foi na metade de 2010 que decidi criar um blog. E, para se ter um blog, ou site qualquer, é necessário — de forma bem superficial e resumida:

  • um endereçohttp://www.facebook.com, ou, de forma reduzida, facebook.com, por exemplo; no meu caso, http://www.umserpensante.eu.org, ou umserpensante.eu.org; cada página na internet deve ter um endereço para poder ser acessada;
  • um servidor — onde o seu conteúdo é armazenado de forma que, quando alguém digitar o endereço do seu site no Internet Explorer, Chrome, Firefox ou outro navegador, seu conteúdo seja exibido;
  • o conteúdo do site propriamente dito — textos, imagens, vídeos, animações e outros arquivos e recursos que compõem o site.

Como você deve saber ou imaginar, “nada disso é de graça”. Ou, melhor dizendo, até podem ser conseguidos de forma gratuita, mas você irá mais cedo ou mais tarde “pagar o preço” dessa gratuidade. Infelizmente, isso é algo que fui descobrir muito mais tarde. É claro que também eu não iria sair gastando com algo que não sabia se iria adiante ou não…

WordPress x Blogspot

Havia, claro, a opção do Blogspot, serviço de blogs da Google. Mas como desde aquela época eu não via com muito bons olhos o monopólio dessa gigante da internet, preferi usar a plataforma WordPress. Além disso, o WordPress tem suas vantagens sobre o Blogspot, ao menos para o meu gosto pessoal e para o que eu estava planejando com o blog.

Mas daí seria necessário eu encontrar um domínio, já que para usar o serviço de hospedagem da WordPress.com, é necessário abrir mão de parte da liberdade que a plataforma WordPress proporciona… :-(

Google: o preço da gratuidade

Em todo caso, meu primeiro endereço foi umserpensante.co.cc, ou seja, usei o serviço gratuito de domínios co.cc. Depois de fuçar um bocado, em fóruns e páginas sobre SEO, não demorou muito para descobrir que meu site nunca apareceria no Google com esse endereço: pois o domínio co.cc foi simplesmente banido — o serviço de busca jamais retornaria nenhuma página co.cc a ninguém. Isso porque, segundo eles, domínios gratuitos costumam ser usados para spam, golpes e todo tipo de coisa indesejável.

Acontece que o Google é a Rede Globo da internet. Estar fora do Google é estar “na sibéria do esquecimento”. Ao menos existem os canais menores. No caso da internet, consigo mais resultados por meio do Facebook…

Pouco depois, como consegui um emprego mais ou menos, decidi arriscar comprar um domínio .com e hospedá-lo em um servidor pago. Depois de um ano assim, minha página começou a girar em torno de 8 mil visualizações por mês. Em um dia, o número de visitas era igual ao que eu conseguia em um mês no domínio gratuito co.cc. Nada mal pra um site pequeno com conteúdos não muito populares.

Mas como alegria de pobre dura pouco, por causa de problemas de saúde precisei sair do trabalho. Logo tive de ir cortando despesas e mais uma vez tive de recorrer a serviços gratuitos de endereço e hospedagem. O serviço de domínios tk me pareceu promissor, não parecia ter os mesmos problemas que o antigo co.cc, então este foi o escolhido. Mais tarde, tentei também o eu.org, que me liberou este endereço a poucas semanas (uns 4 ou 5 meses de espera), e o .free, que estou esperando até hoje. Então, passados quase um ano de umserpensante.tk, acontece o “sequestro” do endereço, como falei no início.

Sem falar que nenhum artigo meu nunca apareceu em nenhuma busca no Google, sendo que o conteúdo é praticamente o mesmo que havia no .com (então, qual a desculpa para 8 mil visitas/mês evaporarem?).

O jeito é ter paciência. Espero que os amigos do Facebook continuem comigo, e que um dia o Google seja mais democrático. Ou que o Yahoo!, agora o site mais visitado dos EUA, em breve tenha também a ferramenta de pesquisa mais usada.

Saudações,

“um ser pensante”

2 comments
admin
admin

Rapaz bela sugestão! Se eu estivesse começando agora você estaria vendo essa resposta lá já :) Se eles aceitarem hospedar um blog na plataforma Wordpress, me mudarei! Muito obrigado! Abraço!