Blog Um Ser Pensante

expondo o que pensa e sente, enquanto vive...

fixo

BBB — Porque apenas desligar a televisão não basta

Ainda outro artigo sobre o caso de simulação de estupro no #BigBacanaldoBial

Por favor, assistam pelo menos o último vídeo do artigo…

Rede Gloebbels de Manipulação
Rede Gloebbels de Manipulação

Eu disse, eu disse! Se é machismo, feminismo, se a vaca estava acordada, bêbada ou o caramba, se o cara é preto, branco, azul ou roxo com bolinhas verdes, isso não importa! Essas discussões são pequenas demais meus caros! O que realmente me preocupa é o seguinte: será que ninguém percebe o tamanho do poder que uma rede de televisão tem em nossas vidas?

E já vou dizendo, não me venham falar que a TV perdeu pra Internet! Muito pelo contrário, em se tratando em fazer a cabeça das pessoas, a Internet só potencializou o poder da TV, e de uma forma horripilante! E o próprio caso do show de sexo explícito proporcionado por esse programa que tem chamadas o tempo todo na TV aberta, com direito a matérias e entrevistas com participantes em outros programas da grade diária e tudo o mais… o próprio caso desse show de sexo explícito prova o que eu estou dizendo. Até o fato de eu estar escrevendo esse artigo e você lendo prova meu ponto de vista. Então, mais uma vez, não me diga que a TV perdeu poder por causa da Internet a ponto de desprezar o seu impacto nas nossas vidas.

Então é o seguinte: desde o seu surgimento e, no nosso caso, de sua chegada ao Brasil, a televisão se tornou um dos pontos centrais da nossa vida. Talvez não da sua em particular, mas se você não vive dentro de uma caverna, sente os efeitos disso. É só parar um pouco pra pensar.

Pois bem. O poder da nossa querida Rede Gloebbels de Manipulação já foi assunto de um dos documentários mais famosos do mundo, o “Muito Além do Cidadão Kane”. Se você ainda não cumpriu o seu dever de cidadania e de compromisso com o seu povo, com a sua consciência e com os seus filhos e netos, ASSISTA O DOCUMENTÁRIO AGORA:

Tudo bem, algumas informações podem estar desatualizadas, mas se alguns fatores podem estar em níveis inferiores agora, outros só estão assustadoramente mais poderosos.

Agora, algo que tem total ligação com nossa história recente e, portanto, não tem nada de desatualizado, é a manipulação do debate entre Lula e Fernando Collor, nas eleições diretas para Presidente de 1990. E também uma grande demonstração de seu poder. Sim, uso exatamente essa expressão normalmente relacionada a exércitos, grupos extremistas, ditaduras, paradas, passeatas, manifestações: DEMONSTRAÇÃO DE PODER.

Demonstração de poder que o filho de uma puta do Boni confessou com a maior cara de pau em um programa da Globo News.

E se você quer sentir o gostinho da manipulação novamente, veja abaixo os detalhes citados, e REPARE MUITO BEM NO DISCURSO DE IMPARCIALIDADE DO ALEXANDRE GARCIA FECHANDO COM CHAVE DE OURO A MANIPULAÇÃO TOTAL!

Que bela “contribuição ao aperfeiçoamento da democracia”, não? Parabéns, senhores globais!!!

Então, afinal, por que apenas desligar a televisão não basta?

Em meio a tantas discussões que tenho assistido e participado sobre o caso em particular e a decadência da programação televisiva em geral, estão os argumentos de que a televisão só está mostrando a realidade, que as pessoas escolhem o que elas querem assistir, e quem não gosta que desligue a TV.

E eu afirmo, com toda a convicção, que tudo isso está ERRADO!!! E explico porquê.

O Sexto Sentido e o Big Bacanal do Bial
O Sexto Sentido e o Big Bacanal do Bial

Pra começar, a televisão só está mostrando PARTE da realidade. Na verdade, a televisão sempre mostra apenas parte da realidade, quando sequer a mostra. A televisão fala do ataque de Pearl Harbor, mas não fala que os EUA provocaram o Japão de todas as formas possíveis e que a inteligência australiana alertou sobre o ataque, mas os EUA esperaram acontecer para terem uma desculpa e enfim, entrarem em mais uma guerra (eles adoram!). A televisão mostra os teroristas árabe-palestinos, mas não mostra os muros da opressão e não conta a história da Palestina e do Estado de Israel. A televisão, apesar de tantos vídeos, depoimentos e documentários a respeito, nunca questionou a veracidade da versão oficial dos fatos do 11 de setembro. A televisão mostra os suspeitos de terrorismo da Al Qaeda sendo detidos, mas não mostra quando eles são soltos por falta de provas da acusação forjada. A televisão mostra as denúncias de corrupção, mas somente aquelas que lhes interessam — Privataria Tucana na grande mídia, cadê? Quando os acusados são liberados por falta de provas, se assim lhe for conveniente, a mídia não mostra: a dano já está feito, a imagem da pessoa já está manchada.

A televisão mostra a “realidade” da burguesia que tem tempo de malhar, que tem dinheiro pra cuidar da celulites com laser, que não perde tempo lendo livros ou escrevendo num blog, que comemora sua hipocrisia com álcool à vontade, mulheres seminuas e muito sexo, mostra a parte mais animal do ser humano como se fosse um exemplo a ser seguido, como se fosse a única realidade a ser mostrada. Ela mostra os grandes heróis do BBB, o #BigBacanaldoBial, mas não mostra médicos, professores, enfermeiros, bombeiros, policiais, trabalhadores em geral voltando às suas casas. Ela não mostra o jovem que está sozinho em seu quarto, lendo, ouvindo músicas, fechando os olhos e tapando seus ouvidos para as imagens e o som alienante que vem “de fora”. Não mostra os estudantes que estão em suas kitnets apertadas estudando, apenas aqueles que enganam os seus pais que mandam dinheiro para sustentar as suas festinhas nas repúblicas, semelhantes… ao #BigBacanaldoBial.

Big Brother fora do ar - eu apóio
Big Brother fora do ar – eu apóio

A televisão não exibe filmes e documentários que te façam entender e refletir sobre a questão palestina, sobre porque o nordeste é pobre, sobre a África, ou mesmo o lado não tão glamoroso dos Estados Unidos da América, onde pessoas estão perdendo suas casas para os bancos e não tem uma assistência médica nem sequer igual ao nosso criticado SUS. Ela não passa “Diários de Motocicleta”, “Idiocracia”, “JFK”, “Zeitgeist”, “Farenheit 11 de Setembro”, “Occupation 101” ou nem mesmo “Tropa de Elite 2”. Ela não conta que a União Soviética poderia ter sido diferente se tivesse sido governada por Trótsky ao invés de Stálin.

Enfim, quem disse que o povo escolhe o que assiste? Escolhe uma porra!!! Não há opção!!! Tudo bem, muita gente assiste o BBB porque gosta de baixaria mesmo. Mas acredite: muita gente assiste simplesmente porque acostumou-se com a televisão na sala. Assiste a Globo porque é a maior rede de televisão do Brasil. Assiste o que passa. Afinal, se a maior rede de televisão do Brasil está passando, por que seria tão mal? Nem todo mundo tem o dom daquele “clic!” que dá, que faz a gente “despertar”, mesmo que esteja presenciando um absurdo. E isso não é por culpa delas ou por maldade. Nós temos tendência de nos adaptarmos e, depois de uma certa insistência, achar que tudo é normal (isso não lembra Göebbels?).

Eu gostaria MUITO, mas MUITO mesmo, que você assistisse esse último vídeo, que vai falar mais do que qualquer coisa que eu poste aqui. É sobre a mídia estadunidense mas…. qual a diferença?

Em suma, a televisão mostra apenas o que lhe interessa. Para vender, e imbecilizar e conseguir vender mais.

Muito ajuda quem não atrapalha

Comentário que vi sobre essa figura: “O pior de tudo é que tentam empurrar goela abaixo, achando que estão agradando”

Olha, uma coisa é alguém ter a atitude de desligar a TV e não participar desse processo de imbecilização. Isso já é grande. Mas acho ridículo as pessoas que dizem que isso é o melhor e a única coisa a se fazer, que quem não gosta deve desligar a TV e calar a boca. Pra mim isso é coisa de gente covarde, que não encara a luta, ou mesmo quer dar uma de bom adotando uma postura diferente entre aqueles que amam e aqueles que odeiam. GRANDE BOSTA! Tudo o que você está fazendo é se omitindo, e isso não tem nada de valoroso, grandioso ou inteligente. Esperto, talvez, mas não inteligente, e muito menos Sábio. Claro, tem muita gente também que só fala mal pra se aparecer, pra dizer também que é diferente. Mas isso não muda nada. Sua obrigação, como pessoa consciente que diz que é, é sustentar seus valores, seus princípios, e não ficar dando uma de superior. Se você não quer ajudar, então pelo menos não encha o saco de quem tenta fazer alguma coisa e não atrapalhe o nosso trabalho! Eu já tenho inimigos grandes o suficiente pra me preocupar em ficar discutindo ninharia! Muito ajuda quem não atrapalha!

É OBRIGAÇÃO NOSSA, pessoas de consciência, de senso crítico, que vêem o que está acontecendo, combater a mediocrização da sociedade e da televisão com todas as armas que tivermos. Assim como o apresentador do vídeo acima fez. Afinal, se a sociedade faz o indivíduo, o indivíduo também faz a sociedade. Se não fosse assim, estaríamos dentro de cavernas até hoje.

A ganância está acabando com o que há de Sábio, Belo, Bom, Justo, Ético e Consciente em nós.

A ignorância é o alimento e o resultado dessa ganância, o que resulta em um círculo vicioso desastroso. (veja, já são 12 edições do #BigBacanaldoBial!!)

A arrogância e a omissão apenas deixam com que o círculo vicioso role e cresça como uma bola de neve.

Só a Consciência, a Esperança e a Coragem podem interromper esse ciclo. E criar um novo, menos animal e mais Humano!

Sem Consciência, Esperança e Coragem, estamos perdidos…

Com Esperança de ser ouvido…

… um ser pensante.