Blog Um Ser Pensante

expondo o que pensa e sente, enquanto vive...

fixo

Beto Richa na era da desinformação

Olá meus caros colegas pensantes,
Estou passando aqui rapidinho hoje, apenas para compartilhar um pensamento rápido.
Acho que muitos de vocês devem estar acompanhando o que está acontecendo no Paraná, onde os professores realizavam um protesto contra medidas do governo Beto Richa; e sofreram uma violenta repressão policial (http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/29/politica/1430337175_476628.html).
O ataque dos policiais contra os professores em greve no Paraná
O ataque dos policiais contra os professores em greve no Paraná
Resolvi fazer um pequeno artigo para falar sobre uma postagem no Facebook que acabei de ver. A filha de uma professora do Paraná reclama das informações publicadas no portal de transparência do Governo do Paraná sobre o salário de sua mãe:

Gente, preciso desabafar uma coisinha aqui sobre a falta de respeito do governador de vocês.

Vocês viram que o Portal da Transparência agora permite que todos visualizem o salário dos professores da rede estadual do Paraná? Pois é, vai lá dar uma olhada (http://wwws.portaldoservidor.pr.gov.br/…/salario_serv_educa…). Mas eu gostaria de pedir só uma coisa para quem ainda acredita nesse djanho de governador: PAREM!!!!!

Compartilho aqui o valor divulgado no Portal da Transparência sobre o salário da minha mãe, que é referente ao mês de abril. Agora, vocês se lembram dos meses em que o Beto Richa ficou sem pagar os professores no início do ano? Pois é, o valor destes TRÊS MESES foi pago em abril. Os R$ 8.116,98 que a rica da minha mãe recebeu (com R$ 1.300,00 de desconto, porque esse valor não evita o desconto do Imposto de Renda) só estão ali porque a gracinha resolveu pagar tudo junto. E, para completar, publicou para todos verem justo o mês em que muitos dos salários estão assim. Coincidência, não!?

Portal de transparência do PR - salário dos professores acrescido dos atrasados
Portal de transparência do PR – salário dos professores (acrescido dos atrasados)

Compartilho, também, o contracheque da minha mãe referente ao mês de maio. Que vergonha ganhar só isso, né? Errado! Vergonha é a desvalorização destes profissionais. Vergonha é o que o Beto Richa faz e continua fazendo com a maior cara de pau. E vergonha maior ainda é quem tem a capacidade de continuar acreditando nestas mentiras.

Salário dos professores do Paraná: a realidade
Salário dos professores do Paraná: a realidade

Obrigada.

(https://www.facebook.com/jessicaribeiropizza/posts/10206021929719974)

Ou seja, ao que parece, o sr. governador Beto Richa atrasou 3 meses de salário dos professores e, quando a crise começou em abril, ele pagou os salários atrasados todos de uma vez. Bom, até aí, fora o atraso que não deveria ter existido, nada a se alarmar – se isso foi feito com a intenção premeditada de causar confusão, vou deixar para reflexão de vocês.
O problema é que, quem for olhar o salário dos professores no portal, provavelmente motivado pelos acontecimentos, vai achar que o salário normal de um professor do estado é aquele. E, pior, aqueles que estão sempre contra as lutas dos trabalhadores vão compartilhar esta desinformação com todo o gosto do mundo, apenas destilando sua arrogância e ignorância em nada contribuindo para o debate.
Bom, este é um exemplo de algo que me preocupa profundamente: infelizmente a tal era da informação é na verdade uma era da desinformação. No final, acaba tendo argumento pra defender e atacar qualquer coisa, e o que vai contar mesmo é a intuição e o coração de cada um. Seja lá o que você escolher acreditar, vai ter muita imagem, muito vídeo, muito artigo e o que você quiser pra defender o que você tem dentro de você.
 
É necessário muito desprendimento, muita dedicação e muito compromisso com a verdade (e muito tempo também) para encontrar e comparar tudo, fazer uma análise neutra e chegar em uma conclusão correta e justa (ou o mais próximo possível disso).